
Cinco experiências de turismo comunitário na Amazônia
Empresas do Coletivo MUDA! apostam no turismo responsável com comunidades tradicionais
O Turismo Responsável é aquele que busca criar lugares melhores para as pessoas viverem e visitarem, nesta ordem. Essa definição foi adotada pela Declaração da Cidade do Cabo sobre Turismo Responsável, em 2022.
É uma jornada e requer que operadores, hoteleiros, governos, populações locais e turistas assumam suas responsabilidades individuais e coletivas e tomem medidas práticas para tornar o setor mais sustentável.
Envolve compromissos e princípios orientadores para a responsabilidade econômica, social e ambiental, que incluem a sensibilidade à cultura anfitriã, mantendo e incentivando a diversidade social e cultural; o esforço para tornar o turismo uma experiência inclusiva e garantir que haja acesso para todos; o desenvolvimento de produtos de qualidade que reflitam, complementem e valorizem o destino; a gestão e restauração da diversidade natural de forma sustentável; e a avaliação do volume e tipo de turismo que o local pode suportar, respeitando a integridade dos ecossistemas vulneráveis e das áreas protegidas.
Cuidar dos destinos é olhar para as necessidades e urgências individuais de cada lugar, pensando globalmente e agindo localmente.
Prefira produtos artesanais, serviços de pequenos produtores e guias locais. Assim, você fortalece a comunidade e contribui para um turismo mais justo e sustentável.
Evite destinos superlotados, não apoie atrativos que exploram animais silvestres, não tire fotos de pessoas e crianças sem autorização, respeite os lugares que visita como se fosse sua própria casa.
Empresas do Coletivo MUDA! apostam no turismo responsável com comunidades tradicionais
Faça parte do movimento que transforma o turismo no Brasil. Conecte-se ao Coletivo Muda e contribua para um setor mais responsável, sustentável e inclusivo.