Com associados nos diversos estados do Brasil, o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável tem a missão de promover e fortalecer a sustentabilidade no turismo nacional. Atuamos como um catalisador de mudanças significativas no setor de viagens, buscando posicionar o Brasil como um destino que valoriza o turismo responsável e transformador.
Acreditamos que o turismo é uma ferramenta poderosa para fortalecer comunidades e culturas, conservar o meio ambiente, mitigar os efeitos das mudanças climáticas, criar alternativas econômicas e gerar resiliência para os destinos, combater desigualdades sociais e de gênero, enfrentar o racismo, promover a compreensão e a paz entre os povos e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
Enxergamos as viagens como um meio de criar e fortalecer relações humanas onde todos se beneficiam. Para nós, membros do MUDA!, trabalhar com turismo só faz sentido se estivermos incentivando transformações positivas e duradouras para todos os envolvidos.
Para isso, assumimos a responsabilidade pelos impactos que causamos nos destinos onde atuamos, trabalhando incansavelmente para multiplicar os benefícios e minimizar possíveis impactos negativos.
Nossos valores e princípios estão orientados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com focos principais nos ODS:
Incentivar a conscientização e promover o aprendizado contínuo sobre práticas de sustentabilidade no setor de turismo, combatendo o greenwashing.
Promover a profissionalização, formalização, qualificação e segurança no turismo, incentivando o desenvolvimento econômico e social sustentável.
Colaborar com os poderes públicos para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil.
Articular parcerias estratégicas com entidades do trade turístico, terceiro setor, governos, instituições de ensino e empresas em prol do turismo.
Estimular a conduta ética e as melhores práticas de qualidade, segurança, preservação ambiental, cultural e sustentabilidade entre os associados e parceiros.
Promover as iniciativas associadas no Brasil e no exterior, além de estimular a pesquisa e o conhecimento sobre o turismo responsável.